S. Francisco de Sales, Tratado do amor de Deus

Um maravilhoso tratado de teologia espiritual considerado desde o ponto mais alto que se pode tratar diversos aspectos da vida cristão, o amor de Deus. São Francisco de Sales nos leva das considerações mais elementares sobre o amor de Deus até o ápice da mística teologia, isto é, a contemplação. Trata também sobre a decadência e sobre o progresso no amor de Deus procurando que cada leitor se uma mais e mais a Deus através da oração, tanto da meditação quanto da contemplação. A obra contem 12 livros e é um verdadeiro clássico da teologia espiritual.

Por exemplo, veja essa diferença que o nosso santo faz entre simples pensamento, estudo e meditação:

Diferença entre simples pensamento (mosca), estudo (besouro) e meditação (abelha): “Toda meditação é pensamento, mas nem todo pensamento é meditação. Muitas vezes temos pensamentos a que o espírito se prende por simples passatempo, sem qualquer intenção ou pretensão, à semelhança das moscas que voam por aqui e por ali, sobre as flores, sem delas tirarem alguma coisa; esta espécie de pensamento por atento que seja, não pode ter o nome de meditação, mas deve chamar-se simples pensamento. Algumas vezes pensamos atentamente numa coisa para saber as suas causas, os seus efeitos, as suas qualidades; este pensamento chama-se estudo, e nele o espírito faz como os besouros que esvoaçam indistintamente sobre as flores e as folhas, para as comerem indistintamente. Quando, porém, pensamos nas coisas divinas, não para as aprender, mas para lhes dar o nosso afetos, chama-se isso meditar, e a este exercício “meditação”; o nosso espírito aplica-se aqui, não como mosca que se diverte, ou besouro que só procura comer e encher-se, mas como abelha, que pousa aqui e ali sobre as flores dos santos mistérios, para deles extrair o mel do divino amor” (S. Francisco de Sales, Tratado do amor de Deus, VI,II; pg. 250)

FRANCISCO DE SALES, Tratado do amor de Deus, Porto: Apostolado da Impresna, 1958; reimpresso pela Cultor de livros (São Paulo). O livro pode ser encontrado em https://www.cultordelivros.com.br/produto/tratado-do-amor-de-deus-78376

Posted in Livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Campo obrigatório